
Estação Ferroviária "Prefeito José Fernandes Valente"
HISTÓRIA

Os trilhos ferroviários adentraram o território goiano no ano de 1912 trazendo consigo sua infraestrutura, com estações ferroviárias, centenas de quilômetros de trilhos férreos, trabalhadores de apoio e milhares de pessoas das cidades beneficiadas pelos trilhos. Os trilhos subiram por dois ramais: um por Monte Carmelo/MG e outro que partiu da cidade de Araguari/MG. Ambos ingressaram em Goiás, pela região sudeste, passando por Goiandira, Catalão, Ipameri, entre outras cidade que já existiam ou que apareceram aos pés das estações construídas.
No ano de 1933, iniciou-se a obra da construção da Estação Ferroviária “Prefeito José Fernandes Valente”, seguindo-se o projeto do engenheiro responsável pela obra Wenefredo Bacelar Portela. Em 07 de setembro de 1935, houve a inauguração da estação, localizada no Centro da cidade de Anápolis em Goiás. Até os anos 1960, a estação ferroviária e seu sistema de locomotivas eram considerados úteis e necessários para a locomoção de cargas diversas e pessoas, da região de Anápolis para os grandes centros econômicos do país.
Todavia, já nos anos 1970, a pressão e lobby da indústria automotiva de caminhões, peças, pneus e combustíveis, levaram a população a ver com depreciação o sistema ferroviário, passando a clamar pela moderna forma de transporte rodoviário. Assim, após grande “luta” travada entre os interesses do capital versus os intelectuais e aqueles que concebiam a cultura como necessidade social, venceram os primeiros e os trilhos foram retirados em 1976.
Com a desativação da estação ferroviária, o local passou a teor usos sociais diversos e vinculados a estrutura pública da época, como tiro de guerra e cartório eleitoral.A estrutura da estação ferroviária “Prefeito José Fernandes Valente” passou por um processo de desmantelamento e perecimento, pois pouco foi feito para preservar e conservar a sua estrutura. Notícias de época lamentavam a situação de abandono e buscavam memórias dos tempos de grande atividade e opulência desta estação ferroviária.
No ano de 1991, através da Lei Municipal n° 1.824, de 03 de Janeiro de 1991, tivemos a patrimonialização da estrutura da estação ferroviária, por seu tombamento. A partir de então, iniciou-se várias vertentes de apoio para a restauração da estrutura desta estação ferroviária.
Em 2016, após grande mobilização da sociedade civil organizada, políticos locais, intelectuais, artistas, Ministério Público, parte da imprensa da época, conseguiu-se uma ampla reforma de sua estrutura. A partir do ano de 2019, no interior da Estação Ferroviária “Prefeito José Fernandes Valente”, até o ano de 2023, funcionou um museu físico, com acervo fotográfico que conta as nuances desde a inauguração. Havia também um relativo acervo ferroviário, demonstrando o desenvolvimento da economia da região de Anápolis através da linha férrea. Aguardam-se políticas públicas atuais que possam redirecionar os usos sociais da estação ferroviária, implementando condições para que a sua estrutura seja preservada e que o museu ferroviário no local seja reinstalado.
Foto de 1933 trabalhadores na construção
da estação

Fonte: Acervo Iconográfico do Museu
Histórico de Anápolis
Casa do chefe da estação ferroviária

Foto inauguração da estação ferroviária

Fonte: Acervo Iconográfico do Museu Histórico de Anápolis
Fonte: Acervo Iconográfico do Museu Histórico de Anápolis
Foto inauguração da estação ferroviária

logomarca site
Fonte: Acervo Iconográfico do Museu Histórico de Anápolis

autor luciano belina
Estrutura da estação Ferroviária




Ao lado, temos o desenho da planta original da década de 1930 que foi a base para a construção da Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente. Demonstra em perspectiva, sem detalhes específicos, a conformação geral prevista para a construção da estrutura da estação ferroviária.
Foto da fachada da Estação Ferroviária - 2024

Arquitetura

Conforme o prospecto da estação verifica-se que a mesma foi construída de acordo com os elementos caracterizadores do Art Decó marcado por formas geométricas. Em vários pontos da estação, têm linhas geométricas, mãos francesas, o relógio central, dando ar de luxo e sofisticação para a época. Além disso, a estrutura de madeira com suas “tesouras” dá amplitude ao telhado.
Foto frente estação ferroviária, em destaque o relógio central

Fonte: Acervo pessoal de Luciano Belina
Cronologia

Acervo Ferroviário

A Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente, traz consigo 90 anos de História e possui acervo ferroviário composto por doações e compartilhamento. O gestor desta estação ferroviária, busca, incrementar o acervo, recebendo ítens ferroviários, fotografias, e outros objetos que contribuem para que as futuras gerações possam conhecer a historicidade deste patrimônio cultural

Etiquetadora, lanterna e outros
utensilios ferroviários.
Autor: Luciano Belina - 2024

ítens ferroviários.
Autor: Luciano Belina - 2024

Ferramentas ferroviárias.
Autor: Luciano Belina - 2024

Máquinas de escrever.
Autor: Luciano Belina - 2024

Maquete trem.
Autor: Luciano Belina - 2024

Dormentes e parafusos e chapas.
Autor: Luciano Belina - 2024



Telha usada na construção
da Estação - 1935.
Autor: Luciano Belina - 2024
vestimentas ferroviárias.
Autor: Luciano Belina - 2024
Maquete trem.
Autor: Luciano Belina - 2024
Acervo Fotográfico

O museu da Estação Ferroviária, conta com reproduções e fotografias de época, que retratam o recorte temporal e a cronologia da mesma.
São ítens doados e reproduzidos, que demonstram a época de grande atividade desta estação ferroviária. Esse acervo fotográfico representa décadas de memórias e identidades daqueles que trabalharam e usufruíram de seus serviços.

Fonte: Acervo estação ferroviária - 2023


Fonte: Acervo estação ferroviária - 2023

Acervo estação ferroviária - 2023
Fonte: Acervo estação ferroviária - 2023

Fonte: Acervo estação ferroviária - 2023



Fonte: Acervo estação ferroviária - 2023
Fonte: Acervo estação ferroviária - 2023
Fonte: Acervo estação ferroviária - 2023
Fonte: Acervo estação ferroviária - 2023
Memórias

Ouvi falar que a estação já foi grande e importante e que contribuiu sim para o que é Anápolis hoje em dia. A importância [da estação] está nas lembranças de criança, meus pais pegavam o trem para ir a Goiânia e vinham buscar vez ou outra encomendas, pois tinha uma ferragista. Para meus filhos e minha esposa, vejo que não dão muita importância, pois não possuem ligação com a estação (José Benevides da Assunção, 2024, Informação verbal).



Minha mãe trabalhou aqui na estação. Ela era datilógrafa e das boas. Muitas vezes, ela me trazia para o serviço, porque meu pai que era pedreiro saia para trabalhar e não tinha com quem me deixar. Me lembro que me sentia livre. Aquele tanto de gente, indo e vindo, caminhões e carroças carregando. Até que ela se aposentou e logo depois, fiquei sabendo que queriam tirar a estação daqui (Maria de Lourdes, 2024, informação verbal)
Meu pai fazia fretes e recebia pedidos, buscava na estação e levava para os comerciantes e moradores de Anápolis. Eu ficava brincando com outras crianças. Brincamos de equilibrar nos trilhos, pique esconde no meio de tantos sacos e caixas com mercadorias. Me emocionei, vontade de chorar, me lembrei do meu pai (Lucas Apolinário de Sá, 2024, informação verbal).
Meu pai fazia fretes e recebia pedidos, buscava na estação e levava para os comerciantes e moradores de Anápolis. Eu ficava brincando com outras crianças. Brincamos de equilibrar nos trilhos, pique esconde no meio de tantos sacos e caixas com mercadorias. Me emocionei, vontade de chorar, me lembrei do meu pai (Lucas Apolinário de Sá, 2024, informação verbal).
Fonte: Acervo estação ferroviária - 2023
Fonte: Acervo estação ferroviária - 2023
Fonte: Luciano Belina - 2023
Durante 90 anos, a Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente, participa ativamente do dia a dia da cidade de Anápolis, simbolizando a História do progresso econômico.
Pela Estação deslocavam pessoas em função de seus trabalhos, a passeio e aqueles que iam por motivos diversos, promovendo um encontro de etnias e nacionalidades, enriquecendo a cultura local e marcando de forma emotiva, memórias dos que permanecem vivos e trazem seus relatos para as gerações de agora.
Este é um espaço colaborativo de histórias de vidas ligadas à Estação Ferroviária "Prefeito José Ferandes Valente". Aqui você pode nos contar suas lembranças da estação e deixar registradas suas memórias.
VÍDEOS

Anápolis contada por fotos
Especial Anápolis - Ferrovia
Entrevista Historiador Jairo Alves Leite
Estação de apoio - General Curado
História da Estação Ferroviária
Estação de apoio - General Eng. Castilho
Contato

E-mail: efanapolis1935@gmail.com
(62)998564533 - Professor Luciano Belina
Endereço: R. Tonico de Pina, 5 - St. Central, Anápolis - GO, 75024-090


